domingo, 20 de fevereiro de 2011

DNA rotário
O movimento de inovação que vivemos neste ano rotário nos fará avaliar se nossas normas e procedimentos podem ser modernizados e melhorados. Não é de se estranhar que em uma organização grande e antiga como a nossa estejamos identificando muitas áreas que precisam ser atualizadas. Ao mesmo tempo, reconheço que algumas coisas são tão significantes ao sucesso do Rotary que assumiram uma roupagem sacrossanta. Elas estão no Plano Estratégico do RI e constituem nossos valores, que eu prefiro chamar de nosso DNA. É isso que distingue o Rotary de outras organizações e forma a essência de todo rotariano.
Esses cinco valores são companheirismo, serviços humanitários, integridade, diversidade e liderança. Os jovens preferem a palavra “networking” em vez de “companheirismo”, mas, na minha opinião, elas signifi cam a mesma coisa. Estas palavras expressam amizades duradouras nos clubes, que nos unem em projetos e fazem da nossa associação algo incomparável. Amizade é realmente o elemento principal do DNA rotário!
Nossa ênfase atual na modernização não afetará nossos valores, pois isso iria contra a lógica do caubói, que diz “algumas coisas não estão à venda” e “saiba onde parar”. Quero assegurar aos rotarianos que não iremos alterar os valores que fizeram com que o Rotary se tornasse esta grande organização, capaz de criar um programa do porte do Polio Plus!
Temos muito do que nos orgulhar como rotarianos. Este é o nosso momento e o melhor está por vir, conforme ajudamos nossos clubes a serem Maiores, Melhores e Mais Fortes. E acrescento ainda que, junto com nossos valores, o progresso contínuo também faz parte de nosso DNA.
Ray Klinginsmith, presidente 2010-11 do Rotary International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário